Laboratório de Análise da Combustão em Motores

Infraestrutra

Motor monocilindro de pesquisa com câmara transparente

Dinamômetro dinâmico

Sistema de medição de pressão no cilindro

Condicionadores de combustível, água e óleo do motor

Sistemas de análise de combustão no cilindro(visioframe e visioknock)

Sistemas óticos de análise do spray no motor

Sistemas de medição de vazão de gases

Sistemas de medição de vazão de líquidos

Sistemas de medição de grandezas elétricas

Sistemas de medição de temperatura

Sistemas de medição de pressão

Sistemas de aquisição de dados

 

Este laboratório é constituído de um motor monocilindro de pesquisa e dinamômetro dinâmico, provido de um sistema ótico de visualização. Com estes sistemas é possível analisar os parâmetros da combustão diretamente na câmara de combustão do motor para diferentes condições de operação e diferentes combustíveis. Este laboratório permite a análise experimental de parâmetros importantes de combustíveis e da combustão diretamente no motor.

Motor_mocilindro_de_pesquisa

Motor monocilindro de pesquisa

Tipos de ensaios realizados

Caracterização de parâmetros termoquímicos, cinéticos e de transporte de combustíveis líquidos e gasosos diretamente no motor.

Análise do spray de combustíveis diretamente no motor

Ensaios dinâmicos de desempenho do motor

Ensaios dinâmicos de emissões de poluentes

Ensaios dinâmicos de calibração do motor

Ensaios dinâmicos de caracterização e otimização da combustão em motores

Ensaios dinâmicos de caracterização e otimização de processos internos para validação de modelos numéricos

Ensaios dinâmicos de caracterização e otimização estrutural de componentes

Ensaios de eficiência de catalizadores

Medições diretas:

Torque;

Potencia efetiva;

Consumo horário de combustível;

Fator lambda

Índices de gases de descarga (CO2, CO, HC, NOx, O2, fuligem)

Detonação

Temperaturas (no cilindro, coletores, gases, óleo, fluido de arrefecimento, etc)

Pressões (cilindro, coletores, óleo, cárter, etc)

Vazões de gases e líquidos

 

Medições indiretas

Análise da injeção direta e indireta de combustível

Ciclo indicado

Pressão média efetiva

Consumo especifico de combustível

Parâmetros de combustão

Parâmetros do spray

Perdas no sistema de arrefecimento

Perdas pelos gases de descarga

Eficiências (de combustão, volumétrica, térmica, mecânica, de conversão de combustível, termodinâmica e global)

Potencia indicada

Potencia de atrito

Metodologia de realização dos ensaios/testes no motor monocilindro

Para os testes em motor monocilindro e dinamômetro dinâmico deve-se seguir a seguinte metodologia:

  • Preparação da instrumentação e do banco de provas;
  • Calibração da instrumentação, quando necessário;
  • Preparação das adaptações necessárias para a montagem do motor e da instrumentação;
  • Preparação e conferencia do funcionamento de todos os equipamentos envolvidos (bombas, exaustores, insufladores, equipamentos de segurança, sistemas de controle e de medição, etc);
  • Início dos testes preliminares, conferência do funcionamento dos sistemas
  • Realização dos testes;
  • Tratamento dos dados brutos;
  • Análise dos resultados;
  • Realização de novos testes, quando necessário, dependendo da análise dos resultados;
  • Elaboração de relatório final.