Laboratório de Análise da Combustão em Motores
Centro de Tecnologia da Mobilidade (CTM-UFMG)
O Laboratório
Este laboratório é constituído de um motor monocilindro de pesquisa e dinamômetro dinâmico, provido de um sistema ótico de visualização. Com estes sistemas, é possível analisar os parâmetros da combustão diretamente na câmara de combustão do motor para diferentes condições de operação e diferentes combustíveis. Este laboratório permite a análise experimental de parâmetros importantes de combustíveis e da combustão diretamente no motor.
Infraestrutura
- Motor monocilindro de pesquisa com câmara transparente
- Dinamômetro dinâmico
- Sistema de medição de pressão no cilindro
- Condicionadores de combustível, água e óleo do motor
- Sistemas de análise de combustão no cilindro (visioframe e visioknock)
- Sistemas óticos de análise do spray no motor
- Sistemas de medição de vazão de gases
- Sistemas de medição de vazão de líquidos
- Sistemas de medição de grandezas elétricas
- Sistemas de medição de temperatura
- Sistemas de medição de pressão
- Sistemas de aquisição de dados
Tipos de Ensaios Realizados
- Caracterização de parâmetros termoquímicos, cinéticos e de transporte de combustíveis líquidos e gasosos diretamente no motor.
- Análise do spray de combustíveis diretamente no motor
- Ensaios dinâmicos de desempenho do motor
- Ensaios dinâmicos de emissões de poluentes
- Ensaios dinâmicos de calibração do motor
- Ensaios dinâmicos de caracterização e otimização da combustão em motores
- Ensaios dinâmicos de caracterização e otimização de processos internos para validação de modelos numéricos
- Ensaios dinâmicos de caracterização e otimização estrutural de componentes
- Ensaios de eficiência de catalizadores
Medições
Medições Diretas:
- Torque
- Potencia efetiva
- Consumo horário de combustível
- Fator lambda
- Índices de gases de descarga (CO2, CO, HC, NOx, O2, fuligem)
- Detonação
- Temperaturas (no cilindro, coletores, gases, óleo, fluido de arrefecimento, etc)
- Pressões (cilindro, coletores, óleo, cárter, etc)
- Vazões de gases e líquidos
Medições Indiretas:
- Análise da injeção direta e indireta de combustível
- Ciclo indicado
- Pressão média efetiva
- Consumo especifico de combustível
- Parâmetros de combustão
- Parâmetros do spray
- Perdas no sistema de arrefecimento
- Perdas pelos gases de descarga
- Eficiências (de combustão, volumétrica, térmica, mecânica, de conversão de combustível, termodinâmica e global)
- Potencia indicada
- Potencia de atrito
Metodologia de Realização dos Ensaios/Testes no Motor Monocilindro
Para os testes em motor monocilindro e dinamômetro dinâmico deve-se seguir a seguinte metodologia:
- Preparação da instrumentação e do banco de provas;
- Calibração da instrumentação, quando necessário;
- Preparação das adaptações necessárias para a montagem do motor e da instrumentação;
- Preparação e conferencia do funcionamento de todos os equipamentos envolvidos (bombas, exaustores, insufladores, equipamentos de segurança, sistemas de controle e de medição, etc);
- Início dos testes preliminares, conferência do funcionamento dos sistemas
- Realização dos testes;
- Tratamento dos dados brutos;
- Análise dos resultados;
- Realização de novos testes, quando necessário, dependendo da análise dos resultados;
- Elaboração de relatório final.
Motor Monocilindro
Motor monocilindro de pesquisa com câmara transparente, um dos principais itens de infraestrutura.
