Laboratório de Análise da Combustão em Motores

Laboratório de Análise da Combustão em Motores

Centro de Tecnologia da Mobilidade (CTM-UFMG)

O Laboratório

Este laboratório é constituído de um motor monocilindro de pesquisa e dinamômetro dinâmico, provido de um sistema ótico de visualização. Com estes sistemas, é possível analisar os parâmetros da combustão diretamente na câmara de combustão do motor para diferentes condições de operação e diferentes combustíveis. Este laboratório permite a análise experimental de parâmetros importantes de combustíveis e da combustão diretamente no motor.

Infraestrutura

  • Motor monocilindro de pesquisa com câmara transparente
  • Dinamômetro dinâmico
  • Sistema de medição de pressão no cilindro
  • Condicionadores de combustível, água e óleo do motor
  • Sistemas de análise de combustão no cilindro (visioframe e visioknock)
  • Sistemas óticos de análise do spray no motor
  • Sistemas de medição de vazão de gases
  • Sistemas de medição de vazão de líquidos
  • Sistemas de medição de grandezas elétricas
  • Sistemas de medição de temperatura
  • Sistemas de medição de pressão
  • Sistemas de aquisição de dados

Tipos de Ensaios Realizados

  • Caracterização de parâmetros termoquímicos, cinéticos e de transporte de combustíveis líquidos e gasosos diretamente no motor.
  • Análise do spray de combustíveis diretamente no motor
  • Ensaios dinâmicos de desempenho do motor
  • Ensaios dinâmicos de emissões de poluentes
  • Ensaios dinâmicos de calibração do motor
  • Ensaios dinâmicos de caracterização e otimização da combustão em motores
  • Ensaios dinâmicos de caracterização e otimização de processos internos para validação de modelos numéricos
  • Ensaios dinâmicos de caracterização e otimização estrutural de componentes
  • Ensaios de eficiência de catalizadores

Medições

Medições Diretas:

  • Torque
  • Potencia efetiva
  • Consumo horário de combustível
  • Fator lambda
  • Índices de gases de descarga (CO2, CO, HC, NOx, O2, fuligem)
  • Detonação
  • Temperaturas (no cilindro, coletores, gases, óleo, fluido de arrefecimento, etc)
  • Pressões (cilindro, coletores, óleo, cárter, etc)
  • Vazões de gases e líquidos

Medições Indiretas:

  • Análise da injeção direta e indireta de combustível
  • Ciclo indicado
  • Pressão média efetiva
  • Consumo especifico de combustível
  • Parâmetros de combustão
  • Parâmetros do spray
  • Perdas no sistema de arrefecimento
  • Perdas pelos gases de descarga
  • Eficiências (de combustão, volumétrica, térmica, mecânica, de conversão de combustível, termodinâmica e global)
  • Potencia indicada
  • Potencia de atrito

Metodologia de Realização dos Ensaios/Testes no Motor Monocilindro

Para os testes em motor monocilindro e dinamômetro dinâmico deve-se seguir a seguinte metodologia:

  1. Preparação da instrumentação e do banco de provas;
  2. Calibração da instrumentação, quando necessário;
  3. Preparação das adaptações necessárias para a montagem do motor e da instrumentação;
  4. Preparação e conferencia do funcionamento de todos os equipamentos envolvidos (bombas, exaustores, insufladores, equipamentos de segurança, sistemas de controle e de medição, etc);
  5. Início dos testes preliminares, conferência do funcionamento dos sistemas
  6. Realização dos testes;
  7. Tratamento dos dados brutos;
  8. Análise dos resultados;
  9. Realização de novos testes, quando necessário, dependendo da análise dos resultados;
  10. Elaboração de relatório final.

Motor Monocilindro

Motor monocilindro de pesquisa

Motor monocilindro de pesquisa com câmara transparente, um dos principais itens de infraestrutura.